5 frases que um líder não deve dizer aos seus colaboradores

Gerenciar pessoas não é um trabalho nada fácil. Além de acompanhar a execução das tarefas é preciso saber lidar com sentimentos, gostos pessoas e personalidades muito diferentes.

Embora busque o equilíbrio, o chefe não é um ser perfeito e pode errar em várias decisões. Apesar disso, deve manter a calma sem se “dar ao luxo” de falar o que lhe vem a cabeça.

Este cuidado verbal faz toda a diferença na hora de motivar a equipe. É preciso chamar atenção sem que o respeito seja perdido e orientar sem parecer arrogante.

 

Separamos algumas frases que devem ser completamente evitadas por quem está no cargo de liderança:

“Faça pois estou mandando, eu sou o chefe.”

ao pedir para executar uma tarefa, o gestor deve apresentar seu embasamento d motivo da sua execução. Isso torna mais fácil o entendimento do colaborador sem que haja a perda do seu respeito.

“Você tem sorte de ter um emprego.”

O chefe que pensa assim possivelmente tenha muita sorte para estar em um cargo de chefia. Funcionários que se sentem em débito com a empresa trabalham desmotivados, falam mal do trabalho e sempre estão a procura de outra oportunidade.

“Se você está descontente, tem quem aceite.”

O bom líder nunca ameaça o emprego de um funcionário para que ele execute uma tarefa. É necessário motivar para gerar resultados.

“Ameaçar os colaboradores com a perda de seus empregos como uma maneira de levá-los a cumprir as ordens não é sustentável. Claro que, num primeiro momento, eles podem fazer o que o chefe quer, mas, eventualmente, vão ficar desmotivados e sem vontade de fazer mais do que o mínimo necessário para sobreviver dentro da empresa. Isso no caso de não pedirem demissão”, diz a especialista.

“Você é o único que não consegue fazer isso.”

No caso de um funcionário seja resistente é importante chamá-lo para uma conversa nos primeiros momentos da tarefa. E se for um colaborador mais ativo e tiver baixado o rendimento, talvez esteja apenas passando por um problema passageiro e conversar para tranquilizá-lo pode ajudar.

“Você não tem idéia do que é estresse”

Amigo, todo mundo tem ideia sim. Porém algumas pessoas demonstram e outras guardam para si. O que pode lhe causar estresse talvez seja algo tranquilo para outra pessoa e vice versa. Então, se estiver estressado, não desconte nos funcionários.

Deixe seu comentário

Ficamos Muitos Felizes em Poder Ajudar Você

Nosso objetivo é atender sua empresa por completo

Solicite Um Orçamento Orçamento Online